Ajuda aos vitimados do sismo do Haiti

Ajuda aos vitimados do sismo do Haiti

sábado, 16 de janeiro de 2010

ONU pede 560 milhões de dólares para o Haiti

A ONU lançou um apelo internacional para a recolha de 560 milhões dólares (386 milhões de dólares), para ajudar as vítimas do terramoto no Haiti, que terá afectado dois milhões de pessoas e deixado sem abrigo 300 mil.
O montante será usado para a compra de alimentos, material médico, água e tendas, avançou o responsável pela secção de Assuntos Humanitários das Nações Unidas, John Holmes, numa conferência de imprensa em Nova Iorque.

Para além deste pedido, a porta-voz da Comissão de Coordenação para os Assuntos Humanitários (Ocha, dependente da ONU), Elisabeth Byrs, anunciou, em Genebra, que a organização já recebeu promessas de ajuda de 20 países, instituições e empresas no valor de 268 milhões de dólares.

"Estimamos que três milhões de pessoas foram gravemente afectadas pelas consequências do sismo", num país com nove milhões de habitantes, disse John Holmes. "Trinta por cento das habitações de Port au Prince sofreram danos e em algumas zonas a maioria das construções foi destruída e ficou inabitável", continuou o responsável da ONU.

A organização considera urgente a construção de campos de refugiados, com pontos de distribuição de água e alimentos, para acomodar as pessoas que ficaram sem abrigo ou cujas habitações não apresentam condições suficientes de habitabilidade.

A água é uma das principais preocupações, pelo que camiões da Unicef já começaram a fazer chegar à capital do Haiti pastilhas desinfectantes para evitar a contaminação.

http://www.publico.pt/Mundo/onu-pede-560-milhoes-de-dolares-para-o-haiti_1418101

Sem comentários:

Enviar um comentário